Monday 11 April 2016

Parque Cecap - Guarulhos



O conjunto residencial chamado de Parque Cecap foi financiado e construido pela Caixa Estadual de Casas para o Povo ou Companhia Estadual de Casas Populares em 1968. O projeto que é inegavelmente inspirado nos traços de Oscar Niemyer, que revolucionou a arquitetura mundial, mas principalmente a brasileira depois da construção do Parque da Pampulha e Brasilia. Os blocos de apartamentos foram projetados pelos arquitetos Vilanova Artigas, Paulo Mendes da Rocha e Fabio Penteado. 

As obras foram interrompidas na década de 1980. Até então já tinham sido construídos 10 condomínios com nomes dos vários estados brasileiros: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espirito Santo, BahiaSão Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Alagoas e Sergipe. Há um grande terreno baldio entre os condomínios Minas Gerais e Espirito Santo denotando que ai foi abortado um projeto que originalmente levou nome de (talvez) Goiás.

Nove dos condomínios tem 480 apartamentos cada, e o Codomínio Santa Catarina é menorzinho com 360, totalizando 4.680 apartamentos. A população é estimada em 18 mil pessoas. Cada bloco tem 3 andares e 60 unidades (apartamentos); cada uma tem uma vaga para estacionamento de carro no patio.


Avenida Odair Santanelli goes all the way to Terminal Rodoviário... Condos Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espirito Santo and Bahia are on the right-hand side.


No comments:

Post a Comment